14 de outubro de 2014

2° Prêmio Estampa Brasil lança livro e abre exposição em Salvador.

Por Rafael Vasconcelos

Estampas vencedoras “O Resto é mar”, “Juju”, “Geometria em movimento”, “Pitanga, a aquarela do Brasil”, “Coco verde” e “Quero-Quero”

Estampas vencedoras “O Resto é mar”, “Juju”, “Geometria em movimento”, “Pitanga, a aquarela do Brasil”, “Coco verde” e “Quero-Quero”

Estampas vencedoras “O Resto é mar”, “Juju”, “Geometria em movimento”, “Pitanga, a aquarela do Brasil”, “Coco verde” e “Quero-Quero”

Entre os dias 14  e 22 de outubro, Salvador recebe a Exposição Alma Brasileira, no Shopping Barra. A mostra exibe 18 trabalhos ganhadores do 2° Prêmio Estampa Brasil. Tendo como temática o VERÃO, esse concurso nacional deu oportunidade a estudantes , artistas, profissionais de design e outros interessados a usarem a sua criatividade e seu talento na arte de produzir estampas. A exposição abre no Barra, de forma inédita no Norte e Nordeste, acontecendo durante um coquetel para convidados na terça-feira (14), às 19h, na área da expansão, no 4º piso. No mesmo momento acontecerá também o lançamento do livro Alma Brasileira 2014, que reuni os 72 trabalhos finalistas, além de matérias, entrevistas e artigos sobre moda e estamparia. O projeto foi idealizado com apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e patrocínio da Lojas Renner.

1- Lisete de Carvalho - Geometria em Movimento__ 1 - Melissa Aguiar - Quero-Quero__

O evento ainda tem mais um plus: O talk show com a participação da especialista em design de superfície Renata Rubim, que empresta seu talento e conhecimento na curadoria da segunda edição do concurso de estampas; de Mayume Hausen Mizoguchi, integrante e uma das pioneiras do núcleo de design de estamparia da Lojas Renner; de Juliana Frasca, gerente de estilo da Lojas Renner; e da Gabriela Cruz. Num bate-papo com o público, elas falarão sobre moda, design, estampa e o concurso, que revelou seus vencedores  no dia 1º de outubro, em São Paulo.

A gerente de Marketing do Shopping Barra, Karina Brito, salienta que “Estimular a criatividade e o talento sempre fez parte das ações de moda que o Shopping Barra promove ou apoia. Esse prêmio, em parceria com a Lojas Renner, que traz trabalhos tão bem elaborados e desenvolvidos pelos novos designers, vem para ratificar essa preocupação do shopping em inovar e impulsionar ainda mais a moda na Bahia”.

Tendo sido avaliado por uma comissão de peso, formada por profissionais que já estão consagrados nas áreas de design de estampas e moda, o 2º Prêmio Estampa Brasil destacou o primeiro, segundo e terceiro colocados, nas qualificações estudante e profissional em três categorias: natureza de verão, cardápio de verão, verão e movimento.

1 - Anna Carolina Caldas - O Resto +® Mar__ 1 - Jessica Schneider - Coco Verde__

Os autores das 18 estampas vencedoras receberam certificado e premiação em título de capitalização, e os primeiros colocados de cada categoria e qualificação também foram agraciados com troféu. As estampas poderão, ainda, estar na coleção de verão 2015 da Lojas Renner.

Nesta segunda edição, o concurso provocou os participantes a conceituarem a forma como construíram suas estampas, mostrando as referências que serviram como inspiração e base. A iniciativa pode ser conferida na qualidade dos mais de 1,6 mil trabalhos inscritos. “Percebemos o concurso numa crescente, tanto na qualidade técnica e defesa dos trabalhos recebidos como na qualificação dos participantes”, observa a curadora Renata Rubim. Cada participante pode inscrever até dois trabalhos por categoria. As inscrições, gratuitas, foram realizadas pelo site www.premioestampabrasil.com.br

Depois do Shopping Barra, a exposição Alma Brasileira, que já passou por São Paulo, seguirá para Porto Alegre (RS), de 28 de outubro a 2 de novembro.

A Lista dos ganhadores do Prêmio Estampa Brasil 2014 em cada categoria:

Categoria NATUREZA DE VERÃO

PROFISSIONAL
1º lugar

Melissa Aguiar – Porto Alegre | RS

Estampa: Quero-Quero. Conceito: Sou de Santana do Livramento, na fronteira Oeste do Estado, e inspirada na fauna e flora dos pampas, redesenhei o quero-quero, uma ave muito encontrada nessa região, com formas geométricas que permitem criar diversas variações de forma e cor com o mesmo desenho. Um bichinho simpático e que tem a cara da região Sul.

2º lugar

Angelo Artimus – Cabo Frio | RJ

Estampa: Aqua Summer. Conceito: As cores do mar e dos rios se fundem nesta estampa, que foi criada em tons aquareláveis, misturando o charme das praias com riscos de flores tropicais. Araras sobrevoando as praias, dando um ar de tranquilidade e lazer. As cores remetem à alegria do Brasil, linhas livres e soltas dão o ar de liberdade.

3º lugar

Lúcia Bissoto Medeiros – São Paulo | SP

Estampa: Maracujá Doce. Conceito: A estampa é baseada na foto da flor do maracujá. Optei por essa flor porque, além de bonita e exótica, a meu ver representa o verão e o Brasil. O Maracujá é originário da América Tropical e pode ser cultivado o ano todo. O Brasil é o maior produtor, mas o maracujazeiro só floresce em condições de muita luminosidade, o que me remete mais ainda ao verão.

ESTUDANTE
1º lugar

Anna Carolina Caldas – Porto Alegre | RS

Estampa: O resto é mar. Conceito: Para esta estampa as cores do mar servem como plano de fundo. Os diferentes tons de azul misturam-se, criando uma estampa natural. As cores convidam para um mergulho na natureza e para relembrar memórias de um verão leve e inesquecível. É para se refrescar.

2º lugar

Isadora de O. Martinez Paulino – São Paulo | SP

Estampa: Trama natural. Conceito: Esta estampa foi inspirada nos “tapetes” que compõem as paisagens naturais. Um emaranhado de folhas, pétalas e penas que se mescla com as águas, flores e luzes, trazendo consigo a máxima expressão de paz e harmonia, transmitindo a espiritualidade do ambiente natural.

3º lugar

Maitê Cezar Rosa – Porto Alegre | RS

Estampa: Ararando. Conceito: Liberdade, beleza e cor são as essências desta estampa inspirada nos pássaros da fauna brasileira. Misturando a cor das araras com a modernidade do grafismo, a estampa é pura atitude e vibração. Pattern criado a partir de elementos desenhados manualmente com grafite 0.3 e coloridos digitalmente.

 

Categoria CARDÁPIO DE VERÃO

PROFISSIONAL
1º lugar

Jessica Schneider – Blumenau | SC

Estampa: Coco verde. Conceito: O coco é uma fruta que apresenta aroma característico, sabor delicioso e sutil e é extremamente nutritiva. Nos dias de verão na praia, o coco verde se faz presente, trazendo-nos sua água geladinha que refresca e hidrata. É essa fruta majestosa o principal elemento desta estampa, retratada com formas geométricas que simbolizam suas mil facetas, brindando-nos com os horizontes de coqueiros à beira-mar de verão.

2º lugar

Denise Kramer Wichmann – Novo Hamburgo | RS

Estampa: Taquareiras. Conceito: Os movimentos naturais das linhas do desenho buscam no olhar do espectador a forma escultural das taquareiras. A estabilidade das formas expressa a compatibilidade visual e desenvolve uma composição dominada por uma abordagem temática uniforme e coerente.

3º lugar

Andreia Faley – Porto Alegre | RS

Estampa: Listrado de verão. Conceito: Cortar e esticar as frutas de um cardápio de verão. A estratégia foi deixar somente sementes, polpa e casca com suas cores características de modo que, pese a modificação das suas formas, seja possível identificar os ingredientes dessa salada de frutas que poderia espalhar-se por quilômetros de praia.

ESTUDANTE
1º lugar

Marianne Alves Pimentel – Fortaleza | CE

Estampa: Pitanga, a aquarela do Brasil. Conceito: Com suas variações de cores, do vermelho intenso ao roxo, a pitanga me traz um sabor de quero mais. Sua frutescência é no verão, fruta odalisca solar, suas delicadas flores e sua textura me levaram para essa imagem que remete a uma aquarela tropical.

2º lugar

Isadora de O. Martinez Paulino – São Paulo | SP

Estampa: Kiwi Kiwi. Conceito: A estampa foi feita pensando-se em uma fruta refrescante no verão: o kiwi. A nuance de verdes que a compõe, junto ao brilho molhado que traz em sua polpa, foram traduzidos na harmonia de cores. Sua polpa estrelada com sementes contrastantes inspirou as formas do desenho.

3º lugar

Thaise Daria Rocha Farias – Belém | PA

Estampa: É de feira. Conceito: O conceito utilizado para a execução da estampa parte da realidade de que o meu cardápio de verão é feito na feira. As diversas cores, formas, texturas resultantes das frutas escolhidas para a confecção da estampa acabaram dando um ar divertido, multicolorido e que reflete o humor espontâneo e o lado bom do jeitinho e verão brasileiro.

 

Categoria VERÃO E MOVIMENTO

PROFISSIONAL
1º lugar

Chames Augusta Pianca – Porto Alegre | RS

Estampa: Juju. Conceito: A estampa originou-se de uma publicidade em que alguns guarda-sóis, entre outros objetos, estão dispostos. Na década de 20, uma tez bronzeada substituiu a pele clara e o guarda-sol foi relegado; porém, hoje, com maior conscientização ele se tornou um ótimo protetor. Nas areias, estão distribuídos tão próximos uns dos outros que parecem unidos por uma corrente de confeitos.

2º lugar

Valéria Boelter – Santa Maria | RS

Estampa: Maraca!!! Conceito: Esta estampa foi inspirada na emoção dos grandes jogos do Maraca. O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, é também chamado popularmente de Maraca, que em tupi-guarani significa “semelhante a um chocalho”, referindo-se ao som dos pássaros que viviam anteriormente naquele local. Um grito de gol estampando alegria neste jogo de cores e formas! Ilustração digital inspirada em imagens de jogos.

3º lugar

Henrique Reis de Paula – Belo Horizonte | MG

Estampa: O voo é livre. O balanço da rede, o voo da asa. Pela simplicidade das coisas, por sonhos fantasiosos e abraços entrelaçados. Por momentos suspensos, aventuras frescas e doces companhias. Por dias mais tranquilos e de sensibilidades intensas como o verão. Estampa digital inspirada na serenidade e nas possibilidades de voar.

ESTUDANTE
1º lugar

Lisete de Carvalho – São Paulo | SP

Estampa: Geometria do movimento. As tardes de verão na praia são sempre acompanhadas de partidas de frescobol. O movimento dos corpos, o vai-e-vem da bolinha, o fluir das ondas do mar e o sol no seu percurso traduzem a magia da praia, o manifesto do verão no nosso país de litoral exuberante.

2º lugar

Liana Schantz Santana de Faveri – Porto Alegre | RS

Estampa: Sunny Dream. Conceito: Estampa em rapport, utilizando ilustrações em aquarela de guarda-sol e meninas tomando sol, aplicada sobre vetor em formato de chevron na cor azul claro. Esse trabalho foi inspirado nas meninas apaixonadas pelo sol e que têm como lazer preferido curtir um dia ensolarado na beira da praia.

3º lugar

Fernanda Sayuri Kikuchi – São Paulo | SP

Estampa: Passeio de bicicleta. Conceito: A estampa apresenta um passeio agradável de bicicleta em dia de verão. O horizonte em movimento demarca o fundo do ícone sobre o qual as rodas, os eixos, aros e banco se movem. A bicicleta é a interface na qual o ser humano interage e incorpora o cotidiano de verão.

 

O LIVRO ALMA BRASILEIRA 2014

 O livro Alma Brasileira 2014 faz um mergulho nas diferentes representações do verão do Brasil, mostrando sua diversidade de sabores, de cenários e todo seu movimento. Em suas 208 páginas é possível conferir o resultado de toda essa inspiração traduzida em linguagem de estamparia. A publicação integra o 2º Prêmio Estampa Brasil, reunindo em suas páginas os trabalhos dos 12 finalistas em cada categoria do concurso, totalizando 72 estampas, sendo 36 na qualificação profissional e 36 na estudante.

Mas, em sua segunda edição, o livro vai muito além disso. Com coordenação editorial e textos do jornalista Ricardo Bueno, da Alma da Palavra, e curadoria de Renata Rubim, a obra incursiona pelo universo da moda e da estamparia através de conteúdos abrangentes, curiosos e didáticos. Traz, por exemplo, matérias sobre a Arte Nativa Aplicada (ANA), traduzida por Elisa Gomes, filha de Maria Henriqueta Gomes, fundadora da ANA; sobre o processo de criação de uma estampa; e com a empresária e designer de estampas britânica Tricia Guild, um ícone no mundo das cores e estampas. Além de artigos escritos pelos seis jurados do prêmio e uma entrevista imperdível com Gregorio Kramer e Attilio Baschera, figuras emblemáticas do design brasileiro, criadores da Larmond.

1 - Marianne Pimentel - Pitanga a Aquarela do Brasil__ 1 - Chames Pianca - Juju__

O projeto tem coordenação executiva da Quattro Projetos, de Porto Alegre, e foi idealizado com apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura e patrocínio da Lojas Renner.

“Esse projeto foi viabilizado pela Renner, maior varejista de moda do Brasil, com o objetivo de incentivar a tradução da nossa cultura na arte da estamparia, dar visibilidade a novos talentos e estimular o empreendedorismo”, destaca Gabriela Cirne Lima, diretora de produto da Lojas Renner.