14 de fevereiro de 2016

A nova engrenagem do “Novo Sistema” da Moda

por Gefferson Vila Nova

Burberry SS/16 – London Fashion Week

Burberry SS/16 – London Fashion Week

O assunto é corriqueiro na indústria da moda – a velocidade com que a indústria lança novas coleções e o hiato entre o produto apresentado na passarela e sua chegada às lojas. Uma das mais poderosas e influentes grifes globais, a britânica Burberry, anunciou em novembro passado o fim das linhas “Burberry London” e “Burberry Brit”, incorporando todas as linhas em apenas uma. Fazem parte da reestruturação os desfiles que deixam de serem apresentados no formato já conhecidos em que as coleções são apresentadas seis meses antes de chegar às lojas.
Em entrevista ao BOF (Business Of Fashion) Christopher Bailey, CEO e Diretor Criativo da marca declarou: “Você cria toda essa energia em torno do desfile, daí ele acaba e você diz: agora esqueça porque ele não estará nas lojas nos próximos seis meses”. Com essa declaração fica claro que a indústria de moda internacional anda repensando drasticamente seus conceitos e quem sai ganhando é o consumidor. Os desfiles continuarão acontecendo, porém as peças desfiladas já poderão ser compradas nos dias seguintes aos shows. Outro ponto é a incorporação das linhas masculinas e femininas em duas únicas apresentações que, no caso da Burberry, deixa de ser dividida por estações e passa a ocorrer duas vezes ao ano, fevereiro e setembro.

Verão 2016 Burberry – London Fashion Week

Verão 2016 Burberry – London Fashion Week

“Será instantâneo. Nós nunca fizemos isso, mas o objetivo é que o desfile acontece às duas da tarde numa terça-feira e ao fim da apresentação, nossas lojas já estarão com a coleção”.

#PartiuNovoSistemaDeModa

Tom Ford Outono/Inverno 14 – London Fashion Week

Tom Ford Outono/Inverno 14 – London Fashion Week

 

Engrossando o coro, outro grande nome da moda que anunciou mudanças no formato da sua apresentação foi o Designer Tom Ford.

Ford optou por um formato em vídeo para apresentar o seu verão 2016 e já anunciou que a seu show de inverno 2017 será apresentado em setembro. Nada mais adequado, uma vez que o inverno no hemisfério certo (norte) começa em novembro, um mês após o desfile.

Tom Ford Outono/Inverno 13 – London Fashion Week

Tom Ford Outono/Inverno 13 – London Fashion Week

 

Vetements

Vetements

Para o novo darling da moda internacional, o designer diretor criativo da Vetements e recém nomeado diretor criativo da Balenciaga Demna Gvasalia, o motivo do “boicote” ao calendário oficial é uma resposta ao sistema atual da moda e o descontentamento do consumidor com o formato desatualizado. Para Gasvlia, o atual sistema é falho, ele critica as relações entre visão comercial x visão criativa e o vácuo com o mercado. Além de engrossar as criticas às pressões que os designers sofrem dentro dos grandes grupos por novas coleções em tão pouco tempo.

Agora vamos aguardar as cenas do próximo capítulo, uma vez que alguns nomes da NYFW também aderiram ao “boicote” ao sistema tradicional.

Vestment