27 de abril de 2016

Os novos rumos nas grandes marcas de moda

por Rafael Vasconcelos

O carrossel da Louis Vuitton, é um símbolo que considero como a representação do atual ciclo da moda.

O carrossel da Louis Vuitton, é um símbolo que considero como a representação do atual ciclo da moda.

A indústria da moda está num ciclo infindável de mudanças. Há um constante movimento de saída de estilistas dos seus postos criativos em grandes marcas. No final do mês de março noticiada a saída de Heidi Slimane da direção criativa da Saint Laurent e já foi anunciado o nome do seu sucessor: Anthony Vaccarello, designer que vem dando novo fôlego à semana de moda parisiense com a sua mulher extremamente sexy e inteligente. Anthony estava a frente da Versus, marca mais jovem da Versace e havia se desligado da direção criativa pouco antes de ser anunciado como substituto de Slimane na Maison francesa.

Anthony Vaccarello, novo diretor criativo do Yves Saint Laurent.

Anthony Vaccarello, novo diretor criativo do Yves Saint Laurent.

Mas o que vemos com todas essas mudanças?
A vibe rockstar com referências ao mundo do rock punk-grunge e cheia de celebs pode dar o seu adeus em conjunto com o Heidi, em peças que beiravam o fast fashion, mas com acabamentos de luxo.
Após a saída de Heidi, a marca literalmente “zerou” o perfil no instagram com as imagens geradas durante esses quatro anos de trabalho e postou uma única foto de Vaccarello em seu perfil.

Um pouco do trabalho de Anthony em sua marca homônima.

Um pouco do trabalho de Anthony em sua marca homônima.


Nesses quatro anos em que Slimane dirigiu a casa, ele deu o direcionamento que quis à marca desde a mudança do nome, que passou a ser Saint Laurent até a comunicação visual que rejuvenesceu a marca e transferiu parte criativa da Maison francesa para Los Angeles, desfilando lá o seu penúltimo desfile. Havia momentos que se percebia certo descaso do estilista com todo o histórico da marca. Ele não recebia muito bem críticas negativas e vetou grandes nomes da imprensa da moda de ir a seus desfiles.

O último desfile de Heidi Slimane para a Saint Laurent

O último desfile de Heidi Slimane para a Saint Laurent

Em suas últimas coleções para a Saint Laurent, ele tentou fazer uma homenagem ao legado haute couture da marca, porém faltava um certo sevoir fairé. Ele reabriu a casa de alta costura da Maison… um grande feito! E ele também (re)lançou tendências como poucos: o floppy hat (chapéu molengo com abas largas), jaqueta bomber com bordado nas costas, o namorico com os jovens cool em geral (mesma fórmula usada por Alessandro Michele na Gucci, afinal as duas marcas fazem parte do mesmo grupo). Mas é válido ressaltar que ele trouxe de volta às passarelas o mood andrógino, auxiliando também o desdobramento do Agênero(tema para outro texto).


E ao refletir sobre qual seria o motivo de sua saída da Maison, já que ele fez com que os lucros da Saint Laurent aumentassem, seguindo a lógica do mercado ele continuaria intacto no seu posto em frente a marca.
Mas parece que a era dos super estilistas está chegando ao fim, que elenca nomes como: o Raf Simons (ex Dior), Alber Elbaz (ex Lanvin), Stefano Pilati(ex Ermenegildo Zegna), dentre outros grandes nomes.

 

E continuando a falar sobre mudanças, já foi anunciado o novo nome que irá dirigir a Lanvin e foi adicionado mais um nome a lista dos prováveis sucessores de Raf Simons na Dior.

Jonathan Saunders é um dos nomes cotados.

Jonathan Saunders é um dos nomes cotados.

Jonathan Saunders (para quem não conhece), é estilista escocês reconhecido por sua habilidade em criar estampas e que ganhou experiência ao trabalhar com os gênios Alexander McQueen, Christian Lacroix na Pucci e com Phoebe Philo na Céline. Ele passa a fazer parte da lista de nomes cotados para assumir o posto que foi deixado em aberto por Raf Simons na Dior. Um dos trabalhos que o fez ter um grande destaque na moda mundial foi quando o estilista que criou as estampas super coloridas de um dos desfiles mais icônicos de McQueen: Birds-of-Paradise, lá em 2008.

Uma das estampas criadas para Birds of Paradise do Gênio McQueen.

Uma das estampas criadas para Birds of Paradise do Gênio McQueen.

Jonathan apresentou em 2003 a sua primeira coleção solo na semana de moda de Londres, tendo seu trabalho elogiado pela crítica. O estilista já colaborou com a Topshop, Pollini e Target. Porém ele encerrou as atividades da sua marca homônima em dezembro passado e foi um dos nomes mais comentados para ser o sucessor de Raf na lendária casa francesa, já que a marca ficou sem um estilista oficialmente no cargo (a última coleção de alta-costura e de prêt-à-porter da Dior foram assinadas pelos suíços Serge Ruffieux e Lucie Meier, que já faziam parte da equipe da marca na época de Simons). E o Hedi, após a saída da Saint Laurent entra no páreo para o posto de diretor criativo da Maison Dior.

Um pouco das suas coleções com mix de estampas.

Um pouco das suas coleções com mix de estampas.

E por último e não menos importante: a Lanvin já confirmou sua nova diretora criativa da linha feminina: Bouchra Jarrar. Natural de Cannes, a francesa cresceu admirando o trabalho das maisons como Chanel e Balenciaga durante as decádas de 50 e 60. A estilista apresenta suas coleções na semana de Alta costura. Porém teve que entrar com um apelo na Federação de Alta costura e Prêt-à-porter para se tornar couturier, recebendo o título oficialmente em 2013.
Ela assume a Lanvin após 14 anos sendo comandada por Alber Elbaz e o que podemos espera da sua estreia na temporada de verão 2017?

Bouchra Jarrar levará seu couture para o dia a dia na direção da Lanvin.

Bouchra Jarrar levará seu couture para o dia a dia na direção da Lanvin.

A designer teve passagem nos maiores e melhores ateliers franceses: foi chefe da alta costura de Christian Lacroix e diretora de estúdio do gênio Nicholas Ghesquère na Balenciaga.
Bouchra tem um certo amor pelo daywear e isso pode ser desdobrado na marca em contraponto com as peças com tons mais festivos no período que foi dirigida por Elbaz. Fora seu zelo pela execução de excelência, com qualidade e requinte técnico, ela sempre está atenta aos detalhes que chamam atenção.

Um pouco de suas coleções apresentadas na semana de Alta Costura.

Um pouco de suas coleções apresentadas na semana de Alta Costura.

E agora vamos ficar aguardando os próximos desdobramentos no mundo da moda.

Buscar no blog