29 de novembro de 2016

#DicasdeLeitura – Fé, moda praia e moda consciente

por Rafael Vasconcelos

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É sempre bom manter as leituras em dia e nesse trimestre final tivemos lançamentos que são ótimas dicas tanto de leitura como presente para as festas de fim de ano.

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A nova edição da revista Livro Bloom Brasil Fé, editado pela trend hunter Li Edelkoort

A caçadora de tendência renomada, Li Edelkoort, considerada pela revista Times como uma das principais personalidades do universo fashion. A trend Hunter lançou a versão da sua Revista Livro Bloom, com a edição especial focada no Brasil. Intitulada “Bloom Fé”, o livro traz como mote a Fé, para trazer esperança aos tempos sombrios que o mundo. A pesquisadora apontou os tons de amarelo e dourado como apostas para essa nova fase que se aproximada – dando tom mais iluminado e otimista que as estações anteriores.

Li em uma das suas palestras.

Li em uma das suas palestras.

Vale destacar o trabalho da holandesa com o grupo de estudantes da Casa Geração Vidigal, numa ação que visava valorizar a mão de obra do grupo sendo eles responsáveis por vários looks cheios de conceito que estão dentro do livro.

O novo livro de Márcia Ganem traça um paralelo entre trabalhos manuais e tecnologias.

O novo livro de Márcia Ganem traça um paralelo entre trabalhos manuais e tecnologias.

Outro lançamento é da baiana Márcia Ganem, que armou um evento especial semana passada na Casa de Castro Alves, para lançar seu livro Design Dialógico: Gestão Criativa, Inovação e Tradição (Estação das Letras). O livro faz parte de um processo de colaboração entre designers e artesões que visa o fortalecimento do design em associação com a renovação e difusão das tradições artesanais. Onde as tradições se aliam as tecnologias hodiernas em novas formas de fazer e empreender criativamente. Seguindo contornos já utilizados por grandes grupos como o LVMH e Kering.

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Ah, e quem passar pelo centro histórico não pode deixar de passar na Casa de Castro Alves para ver a exposição com 30 peças feitas com as técnicas de renda Flor de Maré, de bilro, filé e cestaria, que foram desenvolvidas em diferentes comunidades que ficam no espaço até o dia 24 de fevereiro.

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A capa do novo livro de Lilian Pacce com direção de arte de Giovanni Bianco

Outro lançamento do momento é o novo livro da Lilian Pacce, uma das principais jornalistas de moda do país, intitulado “O Biquíni Made In Brazil” – que teve seu lançamento em Paris. Lilian destrincha o principal produto de moda que destaca o Brasil na indústria internacional. Temos know-how em moda praia, fazendo com que o nosso biquíni seja objeto de desejo ao redor do globo. A jornalista fez uma pesquisa aprofundada sobre o tema, no qual acompanha passo a passo das grandes mudanças de comportamento.

Lilian no lançamento do livro no Rio de Janeiro

Lilian no lançamento do livro no Rio de Janeiro

Além de buscar apresentar a história dos mais importantes criadores do segmento, só para citar alguns nomes: Amir SlamaDavid Azulay pela Blue ManCidinho Pereira na Bumbum IpanemaLenny NimeyerJacqueline di Biase na Salinas dentre tantos outros. A publicação aborda desde a sua origem desse item que completou 70 anos de existência, de onde veio o nome biquíni? O livro editado pela editora Arte Ensaio com projeto gráfico top de Giovanni Bianco, traz muitos fatos e fotos históricos, curiosidades e uma linha do tempo necessária para resgatar a memória da moda nacional.

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O ex-gerente de marketing da Farm faz um manifesto em seu novo livro.

E por último, apresentamos o livro manifesto “Moda com Proposito – Manifesto pela Grande Virada” (Editora Paralela) novo livro de André Carvalhal, ex-gerente de Marketing de Farm e fundador, empreendedor e criador da Malha – espaço coletivo voltado ao setor do vestuário instalado no bairro carioca São Cristovão que reúne fornecedores, empreendedores, produtores, criadores e consumidores. Esse livro vem como sucessor do “A Moda Imita a Vida: como construir uma marca de moda”. Se antes ele tinha dito o que as marcas e as pessoas queriam ouvir, agora é o momento dele expressar o que ele vê do atual modelo adotado pela indústria da moda, ao qual já foi criticado por especialistas em comportamento como Li Edelkoort, Future Concept Lab, WGSN e Box1824.

André em foto para o Jornal O Globo.

André em foto para o Jornal O Globo.

Nesta publicação, André traz a luz temas como Lowerism (consumir menos) e sustentabilidade como grandes tendências. E cria o diálogo para pensar quais os novos  rumos para que haja produção e consumo consciente. Assim propondo o fazer com propósito, que vai além do vender e fazer marketing. É o momento de compreender valores como sustentabilidade, comércio justo, consciência social e cultural – para que haja inovação e empreendedorismo com sucesso.

O livro Bloom Fé já está disponível no site da Lili Tedde (representante da Trend Union – escritório da pesquisadora) e na livraria Cultura.  Biquini Made in Brasil já está disponível em diversas livrarias como Saraiva, Cultura, Cia dos Livros, Livraria da Travessa, dentre outros. Design Dialógico: Gestão Criativa, Inovação e Tradição (Estação das Letras) pode ser encontrado na livraria Cultura. E “Moda com Propósito – Manifesto pela Grande Virada” (Editora Paralela) pode ser achado em diversas livrarias e também no Amazon.com. Garanta a sua leitura ou presente de fim de ano!

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Aproveitem as dicas e boa leitura!

 

Trend Union Brasil – +55 11 3744 1730 | + 55 11 99938 5908

Arte Ensaio – +55 11 2307-8777 | +55 11 2307-8770

Estação das Letras – (11) 4191-8183

Editora Paralela – (11) 3707-3500