05 de janeiro de 2017

Um salve de um novo editor ou de um velho conhecido!?

Por Marcos Preto

Oi, olá, hi, bom dia, boa tarde, boa noite!

Como me dirigir aos leitores de um blog do qual fiz parte da formatação inicial, há exatos 5 (cinco) anos, sendo que hoje volto como “editor”? Não sei! Mas, como bom geminiano, vou mudar o foco da pergunta. Isto é, não vou responder a vocês, leitores, mas vou refletir sobre o meu fazer diário.

Creio que ser editor de moda seja mais do que escolher looks, executar combinações, conhecer bem fotografia e ter uma alargada história na moda. Esse é o conjunto de atribuições e qualificações. Ser editor de moda inclui você num rol muito especial: o das pessoas que trabalham com arte. Isso porque, sim, moda para mim é arte e eu explico depois – e acredito que esse ofício tem uma responsabilidade muito maior.

Abandonei o Aurélio e recorri ao site da Catho, especialista em Recursos Humanos, o qual definiu as atribuições do Editor de Moda como alguém que “Desenvolve roteiros sobre moda, direciona pautas, orienta a produção na escolha de matérias, identifica tendências e acompanha o trabalho de fotografia e reportagem”. Perfeito! Veja como o uso das palavras desenvolve, direciona, orienta, acompanha, cabe melhor do que, manda, desmanda, faz e acontece como todos acham que é o papel desse profissional!?

Agora, falo um pouco de mim, em poucas linhas, e pronto! Sou RP e Especialista em Moda pela UNIFACS, atuo na área como Relações Públicas há mais de 15 anos, e há cinco me apaixonei pelo mundo da moda. Especializei-me, e fui voluntário em um dos maiores portais de Salvador, paquerei o Grupo A Tarde, fui correspondido e hoje temos uma bela parceria. Por aqui, apresento o Dicas de Moda na Rádio A Tarde FM, sou editor do Blog do Preto e há pouco mais de um mês, assino os editoriais da Revista Muito. Esse último, um dos maiores desafios da minha carreira, visto que sou leitor e fã da publicação e era, exatamente, onde eu queria chegar na minha carreira de moda em se tratando de expectativas locais e reais.

Então, para avisar que estarei aqui, sempre, em parceria com essa turma que já faz esse blog incrível e no papel mais de ombudsman que de editor, vou ficar por aqui e em breve já volto como um velho amigo de vocês!

Confiram e guardem todas as suas perguntas para mim através do meu e-mail (marcospretorp@gmail.com) ou das minhas redes sociais que são @marquinhospreto.

Beijo com sabor de verão!

Buscar no blog