07 de abril de 2017

#Entrevista – Flávia Bittencourt: A toda poderosa da Sephora Brasil

por Rafael Vasconcelos

Fotos: Divulgação

 

A abertura oficial da loja da Sephora em Salvador já chegou super badalada. E nós preparamos uma entrevista especial com Flávia Bittencourt, diretora geral da companhia francesa e Sênior Vice Presidente da rede mundial de cosméticos na América Latina. Ela é o nome por trás da implementação do modelo inédito de quiosques da companhia que foi fundada em 1969, na França e faz parte do conglomerado de luxo Louis Vuitton Maison Hermès (LVMH). Uma mulher de vanguarda teve a visão de reduzir custo dos itens da marca própria para se tornar mais competitiva e democratizar o acesso aos milhares de itens das mais de 200 marcas comercializadas. A seguir ela fala sobre a abertura dessa loja, carreira e muito mais. Confira!

Como cada área de estudo e empresas que você trabalhou influenciaram na forma como você dirige a marca no Brasil?

Acredito que todas as experiências, tanto acadêmicas como profissionais, me ajudaram muito a chegar até aqui. Sou formada em engenharia química e, posteriormente, me graduei em Marketing. A engenharia me trouxe muitos conhecimentos técnicos e de planejamento, mas foi pelo marketing que me apaixonei! Gosto de consumidor, de entendê-lo, e de começar a ter ideias a partir disso.
Hoje, acumulo 20 anos de experiência nessa área, vindo de empresas de outros setores, como financeiro e telecom, no qual tive uma vivência muito forte em varejo, conseguindo trazer minhas experiências para a Sephora. Valorizo muito hoje a oportunidade de operar no mercado de beleza e trago comigo muito das experiências anteriores.

Nossa cidade é vista como o ponto chave para se entrar no mercado nordestino; quais pontos levaram vocês a terem essa percepção?

Nossa relação com a soteropolitana não é nova! Percebemos e acompanhamos durante esses anos o comportamento delas em nosso e-commerce, que atende todo o território nacional. Antes de chegar ao Nordeste, já sabíamos que seria um sucesso, mas estávamos esperando a oportunidade certa de abrir nossa pop up store e, em seguida, nossa loja. Quando essa oportunidade apareceu, vimos que era o momento de chegar ao Nordeste.

Em menos de um ano, após o primeiro quiosque em Salvador, vocês abrem uma loja. Como foi o processo de decisão para essa expansão em um curto espaço de tempo?

O quiosque veio comprovar aquilo que já imaginávamos – Salvador é uma praça com muito potencial para o mercado de beleza! Com essa constatação, assim que surgiu a oportunidade certa, decidimos abrir a loja completa. Eu sempre digo que, Sephora não está no Brasil para uma corrida de 100 metros, mas para uma maratona. Isto significa que estamos crescendo de forma sustentável, com tempo e fôlego para buscar as melhores oportunidades de negócios. Estamos muito animados com essa nova operação em Salvador!

Quais produtos são considerados os ‘xodós’ das soteropolitanas?

As meninas de Salvador são lindas e sabem como valorizar essa beleza com os produtos certos! Gostam de experimentar produtos de todos os tipos – especialmente maquiagem e cuidados da pele com fator de proteção solar e itens de acabamento mais leve, até porque eles combinam muito com o clima quente da Bahia. Quando o assunto é maquiagem, tem desde aquelas clientes que ousam nas cores, até as mais básicas, que preferem tons nude e sombras mais neutras. O bom é que na Sephora, ela encontra o produto ideal para seu estilo, pois são mais de 200 marcas de altíssima qualidade.

Flávia tem formação em química, mas sua paixão é o marketing

Há alguma novidade exclusiva no mix de produto da marca que seja voltado para o mercado baiano?

Não temos marcas ou produtos exclusivos para o mercado baiano, mas novidades sempre temos. As marcas lançam produtos mensalmente e as tendências também são bastante dinâmicas. Pode ter certeza que você sempre vai se deparar com itens novos em nossas lojas. E o melhor de tudo é que é possível testar todos eles!

Qual o diferencial da Sephora brasileira em comparativo com as outras lojas ao redor do globo?

Nossas lojas seguem padrões internacionais, mas o portfólio que trazemos é 100% voltado para a diversidade da mulher brasileira. Nossa consumidora encontrará tudo que precisa na Sephora – contamos com produtos de beleza s para todos os gostos e bolsos. A Sephora oferece uma série de serviços, que tornam a experiência nas lojas ainda mais prazerosa. Eles estão divididos em duas categorias: Express, que duram até 15 minutos e renovam o visual gratuitamente, sem necessidade de agendamento – Makeup Express, Skincare Express e Hair Express, e os Full Services, mais personalizados, que devem ser agendados e possuem um custo, que é totalmente revertido em produtos da escolha da cliente – Full Make Up (45 minutos – R$ 250,00), Full Skincare (45 minutos – R$ 250) e Beauty Classes (aulas de maquiagem de 90 minutos – R$ 250).

O que você falaria para as mulheres que sonham comandar grandes marcas como a Sephora?

Se tenho um conselho para dar às meninas que, assim como eu, desejam ter sucesso na carreira é: nunca desista! É preciso coragem, muita dedicação e amor ao que faz. Digo que acordar na segunda-feira feliz, tendo prazer em realizar o seu trabalho, animada para conquistar mais, é o que me motiva. É gostar do que se faz

 

Ah e confira o que ainda rola nesse final de semana na loja:

O First Week Specials acontece durante os dias 8 e 9 de abril com a presença de maquiadores e profissionais das marcas exclusivas na nova loja para apresentar às clientes os melhores produtos e ensinar como utilizá-los.

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