08 de maio de 2017

Conheça algumas marcas brasileiras que apostam na moda sustentável

Por:  A TARDE SP

Já ouviu falar na moda sustentável? Se você nunca pensou ou imaginou nada sobre esse novo conceito, é bom começar a pensar. Seja em acessórios, roupas ou sapatos, a sustentabilidade não é apenas um diferencial, mas sim uma necessidade. De onde minhas roupas vieram? Quem fez minas roupas? Perguntas como essas são essenciais, e nos fazem refletir a sua forma de produção.

Sejam estilistas, consumidores ou famosos, o caminho para o consumo consciente já virou realidade para vários grupos. Sabe aquela roupa que fica perdida no seu guarda-roupa, sem uso nenhum? Que tal dar um novo significado a ela? Com uma pitada de criatividade e consciência, podemos abusar na transformação destes modelos antigos em novas tendências.

Seja com o uso de novos acessórios, ou com a mudança de cores nas peças. Vale até mesmo o que não é mais novo para você, pode ser novo para outras pessoas. Sendo assim, separamos algumas marcas e estilistas brasileiros que apostam no uso da criatividade relacionado à moda sustentável:

 

Flavia Aranha

A marca que surgiu em 2009 traz toda a preocupação de Flavia Aranha para os processos tradicionais e de produção. Desde a parte criativa até o produto ser comercializado, Flavia traz uma nova perspectiva sobre a relação do ecossistema com a moda.


Heroína – Alexandre Linhares

Alexandre procura reutilizar de forma consciente todas as matérias e recursos na produção de suas roupas. Preocupado com o meio ambiente e o seu processo de confecção, o estilista costuma utilizar a reciclagem de sobras de tecidos, além da reutilização da tinta usada nas peças.


Natural Cotton Color

Conhecida por ser uma das principais produtoras do setor de algodão orgânico nacional, a marca tem toda sua cadeia produtiva feita junto com artesões da região Nordeste. Acreditando que o trabalho manual atenda as preocupações sociais e aumente o valor do produto, a aposta vem na moda ecológica sem perder a sua elegância.


Acessórios

Rust Miner

A marca que surgiu em 2013 pelos empreenderes Leandro Santos e Raphael Fagiolo transforma resíduos e produtos descartáveis em joias. Parte das matérias utilizados na fabricação vem das peças de bicicletas e objetos encontrados em antiquários, além daqueles encontrados no ferro velho.


Ecojoias Carol Barreto

A linha de joias criadas por Carolina Barreto conta com assessórios feitos a partir de 50% a 98% de resíduos domésticos e industriais. Parte da meteria prima utilizada por ela vem da parceira com algumas marcas, que lhe ajudam oferecendo PET, alumínio, entre outros.


Sapatos

Insecta Shoes

A Isecta é uma marca que aposta na transformação de roupas de brechó em sapatos. Formada por uma produção totalmente artesanal, a borracha dos seus sapatos é feita de materiais recicláveis, ecológicos e veganos.


Ahimsa

Conhecida pela fabricação de sapatos veganos, a marca comercializa botas, sapatilhas e sandálias sem nada de origem animal. O seu processo de fabricação usa a matéria-prima de fios de garrafa PET, além de priorizar uma produção com menos impacto para o meio ambiente.


Pelas Passarelas:

 

Fique por dentro: 

Fashion Revolution Week 2017

Com objetivo de conscientizar a população e produtores sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo, entre os dias 24 e 30 de abril de 2017, foi celebrada a Fashion Revolution Week 2017 em mais de 90 países simultaneamente, inclusive no Brasil na cidade Niterói – RJ.

Com a temática Money Fashion Power (dinheiro, moda e poder), o evento levantou a reflexão e propôs uma mudança sobre como podemos usufruir e enxergamos a moda de forma mais sustentável. Atividades gratuitas como palestras sobre o consumo; rodas de conversas; bazar de trocas; e oficinas de acessórios reaproveitados fizeram parte da programação.