13 de março de 2018

Reviva os ‘tic-tacs’ e ‘xuxinhas’ dos anos 90

Por: Verônica Portugal

 

Desde 2015, começou na moda um resgate à cultura dos anos 90, que não parou mais. As calças jeans folgadas, que foram repaginadas e receberam o nome de mom jeans, sapatos plataforma, logomania… a quantidade de tendências inspiradas na década é inúmera. A ode se estende aos filmes e artistas da época, que hoje em dia já são clássicos. As Patricinhas de Beverly Hills, 10 Coisas que Odeio em Você e Jumanji, que até ganhou uma refilmagem este ano, são alguns deles. O visual de artistas pop da época como Gwen Stefani, Britney Spears, Spice Girls e Jennifer Lopez passaram a ser celebrados e revisitados. Para os jovens que não viveram a época, os filmes são uma forma de conhecer e se inspirar nas vestimentas tão faladas no momento.

 

Spice Girls
Fonte: Getty

 

Os acessórios característicos dos anos 90 são um show à parte. A mania de usar glitters e apliques na maquiagem, é inspiração 90’s! E quem não se lembra dos icônicos grampinhos de cabelo colorido, que eram chamados de tererês? As gargantilhas e pulseiras tribais, que voltaram e receberam o nome de chokers, também eram uma febre. Recentemente, foram os tic tacs e xuxinhas que voltaram a aparecer.

 

Fonte: Pinterest

 

Os tic tacs eram usados por qualquer adolescente nos anos 90 que queria estar na moda. Eles eram ultra coloridos e usados em grande quantidade, principalmente na frente da cabeça. Agora, ganharam um ar mais discreto, mas ajudam a deixar o visual divertido e jovem.

 

Nos desfiles das semanas de moda mais recentes, a gente pode ver na passarela a presença das tiaras de cabelo, por exemplo, que foram usadas no figurino do filme As Patricinhas de Beverly Hills. Tom Ford trouxe esta referência em seu desfile na NYFW deste ano.

 

 

Os scrunchies, frufrus, ou xuxinhas, como era mais conhecido aqui no Brasil, por causa da apresentadora Xuxa que os usava bastante, voltaram a ser usados este ano por fashionistas acostumadas a lançarem tendências. Selena Gomez, Emma Stone e Kendall Jenner são algumas delas.

 

Fonte: Pinterest

Buscar no blog