16 de março de 2018

Xadrez Príncipe de Gales: A história e como usar a estampa em Salvador

Por: Verônica Portugal

 

Você já deve ter visto a gente falando em posts anteriores que o xadrez está bombando neste pré outono-inverno, né? Nas semanas de moda internacionais, o xadrez foi visto incessantemente. Aqui no Brasil, marcas como Renner e À La Garçonne, desfilaram peças em xadrez também. E a padronagem favorita entre todas, sem dúvida, é o xadrez Príncipe de Gales.

 

Desfile da Gucci na MFW 2018

Fonte: Getty

 

A estampa leva esse nome em homenagem a Edward VIII, que recebeu o título de Príncipe de Gales em 1911 e teria popularizado esta padronagem. O título de Príncipe de Gales é dado a todo filho mais velho ou principal herdeiro do então rei ou rainha do Reino Unido. Atualmente, este título pertence ao Príncipe Charles, filho da atual rainha Elizabeth II.

 

Edward VIII

 

Porém, no próprio Reino Unido, a estampa é conhecida como glen plaid (algo como xadrez do vale). O nome faz referência ao Glen Urquhart, na Escócia, onde a estampa teria sido popularizada anteriormente. Portanto, se quiser procurar referências da estampa na gringa, busque por glen plaid!

Por ter origens de realeza, a estampa sempre esteve ligada à peças sofisticadas, quase sempre de alfaiataria masculina. Mesmo quando adotada no figurino feminino, o xadrez aparece bastante em blazers, sobretudos e calças sociais. A estampa é mesmo perfeita para o office look, que vai do tradicional, se combinado à scarpin e bolsa chic, até o estiloso, se usado com sneaker ou mocassim e bolsa “diferentona”.

 

 

Porém, nesta temporada, as grandes magazines investiram pesado na estampa. É possível encontrar tops, saias, meias, calçados… E mais importante do que encontrar peças para comprar, é aprender a adequar esta tendência ao inverno de Salvador! A dica para conseguir um visual que proteja, mas não esquente tanto, é apostar em peças comuns por baixo, com um casaco ou blazer estampado por cima, só para o caso de esfriar mesmo. E assim, você só precisa investir numa peça coringa, e usá-la com as roupas que você costuma usar no dia a dia. Blazer de chinelinho e shortinho jeans? Pode sim! Afinal, estamos na Bahia.

 

Outra dica importante é: não adianta fazer aloka das tendências, correr para a loja e comprar calça, legging, bota, blazer e boina, tudo na estampa Príncipe de Gales, a não ser que você vá viajar para um local realmente frio. Ainda assim, vale mais a pena investir em peças que você vai poder usar o ano inteiro, mesmo quando o frio passar. Sugestões? Saias, shorts, vestidos e macaquinhos! Num dia de frio e chuva, vista-os com meia calça e jaqueta. Nos dias de calor, é só se jogar nas pernocas de fora e continuar usando e abusando da tendência.

 

 

  Fonte: Pinterest

Buscar no blog