18 de março de 2018

Garrafa Pet: Decoração aliada à sustentabilidade

Em todos os âmbitos da vida urbana atual, existem impactos sendo gerados no meio ambiente. Na alimentação, na vestimenta, e no morar não é diferente. Você já se perguntou quais impactos as grandes construções para moradia geram no planeta? E quantos recursos são necessários para a produção de móveis, eletrodomésticos, estofados etc.?

A cada dia, cresce a preocupação dos profissionais da área de arquitetura e decoração não apenas com a beleza, mas com a qualidade agregadas dos produtos que compõem seus ambientes, no caso, a sustentabilidade e o conforto que proporcionam aos ambientes em que estão inseridos.

Maurício Cohab, diretor da Trisoft, maior fabricante de itens com fibras de garrafas PET da América Latina, diz: “É um caminho inevitável e já não podemos mais pensar em um projeto de arquitetura e decoração que não contemple, além da beleza e da usabilidade, a sustentabilidade e a economia de recursos naturais, além do conforto acústico dos ambientes, que traz muito mais bem-estar ao usuários”.

As fibras feitas a partir da garrafa PET são aplicadas na fabricação de estofados, tecidos para almofadas, travesseiros, mantas, colchas etc.

 

 

A Trisoft vai ampliar, este ano, a utilização de PET e deve ultrapassar mais de 2 bilhões de garrafas já utilizadas. A matéria prima da Trisoft vem de empresas que beneficiam o PET que é retirado do meio ambiente, em uma cadeia produtiva limpa e que ajuda também a construir um futuro melhor: “Nossa atuação inclui uma ocupação constante com a melhoria dos processos, com a limpeza do meio ambiente e com a criação de produtos que permitam que as construções também sejam melhores e mais eficientes”, conta Maurício.

As garrafas PET podem ser reaproveitadas em pequena escala também dentro de casa. Na decoração, elas podem ser utilizadas para produzir artesanatos diversos. Uma ótima dica é utilizar garrafas PET como suporte para hortas urbanas, que podem ser adaptadas em diversos ambientes. A ideia do upcycling, que já falamos aqui no caso de roupas, também pode ser aplicada na decoração, ressignificando um material como o PET, que seria jogado fora.

 

Imagens: Pinterest

Buscar no blog