13 de abril de 2018

Ponto Firme: O projeto de crochê com detentos que será apresentado na SPFW

Por: Verônica Portugal

 

O Gustavo Silvestre é um estilista e artesão pernambucano, que vem desenvolvendo lindos trabalhos em crochê e tem desenvolvido uma trajetória ligada à moda e projetos sociais e de sustentabilidade ambiental. Seu projeto chamado Ponto Firme, irá desfilar na SPFWN45 no próximo dia 21, às 15h30 no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera (veja line-up completo aqui).

Mas esse desfile será muito mais especial do que você imagina! Com o projeto Ponto Firme, Gustavo leva formação técnica artesã em crochê para sentenciados de uma penitenciária masculina. As peças que serão expostas na Fashion Week foram todas produzidas pelos próprios detentos.

Numa entrevista à FFW, Gustavo contou o principal desafio que encontrou no início do projeto: “O primeiro com que me deparei foi o preconceito: homem fazendo crochê. O segundo: criminosos – as pessoas usam muito essa palavra. “É perigoso você entrar lá”, me diziam. Ao chegar lá, a primeira pergunta que fiz foi: quem da família tem alguém que faz crochê? 99% da sala de aula levantou a mão. Fui por esse caminho do afeto.”

Uma ideia transformadora que além de levar uma formação técnica e o aprendizado de um ofício, traz uma enorme realização pessoal para cada um desses homens. Confiram um pouco do que foi produzido num trabalho que levou 9 meses, numa turma de 20 detentos.

 

Imagens: Divulgação/ Reprodução Instagram

Buscar no blog