14 de abril de 2018

Black Atitude: conheça a marca baiana que promete estilo e representatividade

 

 Sem formação na área da moda o criador da Black Atitude faz roupas que enaltecem a representatividade negra 

 

Por Jones Araújo 

 

“Eu sempre tive um pé na militância negra e encontrei na moda uma oportunidade de me expressar. Comecei a fazer roupas mais detalhadas, que representassem o  negro moderno, que gosta de se vestir bem, combatendo o racismo de frente”,  afirma o criador da marca Black Atitude, Vander Charles. 

 

Estampa Nelson Mandela. Imagem: reprodução Instagram @blackatitudeoficial

 

Representatividade, estilo e peças modernas com estampas que homenageiam personalidades do movimento negro, são palavras chaves para lembrar da marca baiana Black Atitude, que existe desde 2009. A sua criação surgiu quando Vander Charles, 35, cansou de não encontrar roupas que representasse a sua personalidade. Modelo do projeto PJT Models, ele sempre gostou de se vestir bem e procurava peças que combinassem com o estilo dele. “Eu nunca conseguia me  ver nas roupas das lojas e nisso acabou surgindo a vontade de fazer peças para mim”, conta.   

 

Criador da marca Black Atitude, Vander Charles. Imagem: reprodução Instagram: @blackatitudeoficial

 

 

E mesmo sem formação na área da moda  foi assim que ele começou a adentrar mais a esse universo. Com ajuda de um amigo estilista, Vander criava suas próprias roupas e recebia elogios, “eram peças mais elaboradas e originais, a galera gostava muito, mas por um pequeno desentendimento, acabei ficando sem a ajuda do amigo estilista”.  Vander descobriu uma costureira no bairro e voltou a criar roupas. 

 

 

As peças não tinham o mesmo conceito que as primeiras, mas lá eu comecei a mexer com a costura. Aprendi o que era modelagem, comecei a perceber as partes que formavam uma vestimenta. A cada dia eu descobria um segredo e fui crescendo com ajuda de profissionais, trabalhando com a venda delas por meio de encomendas. Se a costureira não fosse minha parceira no momento, talvez eu não continuasse com a criação”, revela.  

 

 Sucesso

 

O passo inicial do sucesso, veio quando ele presenteou amigos com regatas da marca, peças com cortes cavados e estampadas com o nome Black Atitude, “meus amigos me informaram sobre o sucesso que fizeram usando as roupas e eu decidi postar as fotos deles vestidos com as peças nas redes sociais.  O que confirmou ainda mais o sucesso”. O modelo de regata foi bem aceito pelo público e assim ele começou a apostar em longlines cavadas com o nome da marca.

 

Regata Black Atitude. Imagem: reprodução Instagram: @blackatitudeoficial

 

Vestido Black Atitude. Imagem: reprodução  Instagram: @blackatitudeoficial

 

Look masculino Black Atitude. Imagem: reprodução Instagram @blackatitudeoficial

 

Vestido feminino Black Atitude . Imagem: reprodução Instagram: @blackatitudeoficial

 

 

Hoje com uma loja situada na Rua Quinta dos Lázaros, na Baixa de Quintas em Salvador, a marca já vestiu famosos como o cantor Leo Santana e Pablinho, integrante do grupo de funk carioca Dream Team do Passinho. Produz roupas para homens e mulheres com uma pegada urbana, para todas as ocasiões, além de bater de frente no preconceito. “Antes quando eu assistia desfiles de moda com foco em pessoas negra era  roupas afro. A marca fala de um negro moderno, que usa calça moletom e blazer, meninas com vestidos soltos, cropped e blazer, combatendo o racismo de frente. As roupas também tem que acompanhar a revolução“.  Vander conta que faz peças com cortes confortáveis que combinem com o clima de Salvador e algumas artistas como Beyoncé e Rihanna, são inspirações para a elaboração dos looks da loja. 

 

Cantor Léo Santana usando Black Atitude. Imagem: reprodução Instagram: @blackatitudeoficial

 

Pablinho, integrante do grupo de funk carioca Dream Team do Passinho. Imagem: reprodução Instagram: @blackatitudeoficial

 

A marca já participou por três anos do Afro Fashion Day e por cinco do Beleza Black e faz questão de dar oportunidade nos desfiles aos modelos do PJT Models, onde ele começou nas passarelas, “é um projeto que também trabalha com a representatividade negra, lá tem mulheres e homens  lindos. Quando comecei a marca era muito difícil encontrar modelos negros”, diz.

 

Black Atitude no Afro Fashion Day. Imagem: reprodução Instagram: @blackatitudeoficial

 

Black Atitude no Afro Fashion Day. Imagem: reprodução Instagram: @blackatitudeoficial

 

Ela está  tanto na favela como em eventos grandes, além de criar roupas a Black Atitude faz várias ações socais nas escolas, com o trabalho de resgate dos jovens, através  da moda, palestras e aulas de modelagem, “queremos estar nos eventos grandes, mas é nos pequenos onde podemos fazer nossa parte também, como a de inspirar jovens negros e afastá-los da criminalidade” 

 

Moda feminina Black Atitude. Imagem: reprodução Instagram: @blackatitudeoficial

 

Conjunto feminino. Imagem: reprodução Instagram: @blackatitudeoficial

Moda masculina outono/inverno

 “Eu procuro criar roupas em que as pessoas se sintam bem em vestir”, nesse outono inverno o público masculino pode encontrar na loja moletons com cortes diferenciados e conjuntos florais também. A flor é uma das novas estampas da Black Atitude, ” trabalhamos com representatividade, que nem sempre pode ser com frases de impacto estampadas nas camisas, a flor por exemplo, significa resistência e força,  até no lixo nasce uma flor”, finaliza.  

Look de moletom masculino. Imagem: reprodução Instagram: @blackatitudeoficial

 

Estampa com flor. Imagem: reprodução Instagram: @blackatitudeoficial

 

Veludo para homens Black Atitude. Imagem: reprodução Instagram: @blackatitudeoficial

Buscar no blog