07 de maio de 2018

CUIDADOS NO FRIO: como manter a barba saudável no inverno

Por Jones Araújo

@jonesstorm

 

Você já percebeu que quando estamos em ambientes onde o ar condicionado é rigoroso, ou naqueles dias bem frios a nossa pele tende a ficar mais ressecada? Além desse problema, a barba costuma ficar bem quebradiça. Estamos no outono/inverno e essa estação pode influenciar negativamente na saúde da pele e qualidade dos pelos faciais, devido a fatores comuns dessa época como: o vento frio, tempo seco, o aumento da concentração de poluentes no ar e também o abuso da água quente. Isso acaba tornando a pele ainda mais ressecada, que pode levar ao surgimento de descamação, vermelhidão e até mesmo dermatites.

 

No frio é importante dar mais atenção para a barba. Imagem: Pixabay

 

Para os barbudos, o ressecamento da região onde cresce os pelos é um dos principais problemas responsáveis por gerar coceiras, caspa, alergias e também deixar os fios fracos. Por isso é muito importante limpar a pele e hidratar duas vezes ao dia, com balm e óleos que estimulem o fortalecimento. Aqui no blog temos um post, contando tudo para você ter os pelos faciais dos sonhos, leia nesse link: Como corrigir barba falhada com maquiagem .  E além de hidratar outros cuidados devem ser tomados para afastar os males e manter o rosto e pelos hidratados. São eles:

 

Esfoliação:

A esfoliação na área da barba é recomendada para remover células mortas e garantir a prevenção de pelos encravados. Você pode fazer pelo menos duas vezes por semana com o uso de esfoliantes faciais que são responsáveis também por desobstruir os poros e melhorar a textura da pele.

 

Você sabia que existe uma rotina diária de cuidados com a pele? Ela é super fácil e você pode aprender nesse link: HOMENS: 3 dicas para manter a pele atraente e saudável.

 

Limpeza:

Os mesmos cuidados que temos com nosso cabelo, devemos também ter com os nossos pelos faciais. Na limpeza use shampoos específicos para a barba ou até mesmo um neutro, como os de criança. Evite usar água muito quente, porque o calor provoca uma remoção da oleosidade natural do tecido de forma mais intensa, tornando-a seca, irritada e escamosa. O recomendado é banho morno ou frio.

 

Secar bastante a barba:

Deixar a barba úmida pode resultar numa pele seca, com fios ressecados e quebradiços. Quando terminar de lavar o rosto ou até mesmo na saída do banho, aperte os fios da barba para remover o excesso de água em seguida passe a toalha. Se você tiver a barba longa, pode secar com o secador de cabelo no modo frio enquanto passa os dedos na região.

Buscar no blog