14 de maio de 2018

7 apps e sites que te ajudam na hora de fazer compras mais conscientes

Por: Verônica Portugal

 

A busca por práticas de consumo mais conscientes, no que diz respeito à preocupação com o meio ambiente e à sociedade como um todo, tem crescido a cada dia mais. Felizmente, com o auxílio da internet, as pessoas tem tido acesso mais facilitado a informações claras sobre a indústria da moda e vestuário, coisa que a algumas décadas atrás, era muito difícil.

Hoje, conseguimos pesquisar sobre a empresa que consumimos ou estamos pensando em consumir, saber sobre seu histórico no mercado, descobrir se a empresa pratica ações pelo desenvolvimento sustentável ou se já esteve envolvida em polêmicas, por exemplo. A tecnologia pode ser uma excelente aliada do conhecimento.

Porém, muitas vezes as informações são tantas, que não sabemos nem por onde começar a pesquisar. Por isso, selecionamos sete aplicativos e sites que vão te auxiliar na busca por essas informações, desde apps que selecionam marcas sustentáveis, até sites de compras e de informações a respeito do mercado de moda eco-social no Brasil.

 

Fonte: Pinterest

 

1- Aplicativos para celular

Enjoei

O Enjoei é certamente o site/app de brechó mais conhecido no Brasil atualmente. Lá, qualquer pessoa pode criar uma conta e passar a vender os seus desapegos, e também comprar de outras pessoas, e uma porcentagem de 20% do valor da venda fica com a equipe. O mais legal do Enjoei é que as peças tem um grande apelo fashion e dá para encontrar marcas legais e roupas novas com um preço muito bom.

 

Moda Livre

Este aplicativo avalia e monitora diversas marcas do vestuário, com o objetivo de informar os consumidores sobre a reputação da empresa. No app, você pode consultar quais marcas já estiveram envolvidas em denúncias de prática de trabalho escravo e quais realizam ações de monitoramento e combate ao trabalho escravo. Dessa forma, as marcas são listadas em 3 níveis diferentes: ruim, regular e ótimo.

 

Imagem: Reprodução

 

Elo 7

O Elo 7 é uma plataforma, tanto em forma de site quanto de aplicativo, que reúne diversos produtores de artigos artesanais, tanto no campo do vestuário, quanto da decoração, beleza, etc. Por serem produtos autorais, a grande maioria dos produtos é feito a partir de uma cadeia de produção mais controlada, o que evita práticas de trabalho escravo, por exemplo. Além disso, a plataforma fomenta a valorização do trabalho manual e do pequeno empreendedor, o que também é importante para a prática de uma lógica de consumo diferente da que temos hoje.

 

2- Sites

Repassa 

O Repassa é um brechó online, que, além de promover o consumo de peças que seriam descartadas aumentando o desperdício, doa uma fração do valor arrecadado com a venda para diversas instituições, projetos sociais e ONGs. Estas instituições são selecionadas após uma pesquisa e seleção da equipe do site, e os usuários podem escolher doar uma porcentagem de 20, 30, 50 ou 100%. Legal, né?

 

Mais Alma 

O +alma é um marketplace de slow fashion, ou seja, é um portal de compras com lojas de diferentes marcas, todas dentro dos seguintes parâmetros: produção nacional, vegana e com design atemporal. Com isso, o Mais Alma busca valorizar as marcas que se preocupam com o meio ambiente e com práticas de produção mais conscientes, e além disso, facilita a vida dos consumidores interessados nesses pilares, já que é possível encontrar de roupas a acessórios, tudo no mesmo lugar.

 

Mapa da Mina 

O Mapa da Mina é uma iniciativa do portal Roupa Livre, que promove diversas ações de valorização do consumo consciente. O mapa é um acervo nacional que cataloga brechós, costureiras, marcas de slow fashion, locais que recebem doações e reformam roupas antigas… enfim. Lá, você consegue descobrir o que fazer para dar um novo uso ou um fim adequado para as suas peças, e onde consumir peças novas de maneira responsável.

 

Moda Limpa

O Moda Limpa é um portal que reúne fornecedores de moda consciente do Brasil inteiro. “Moda consciente, como assim?” Bom, o site permite que você filtre as informações de que quer saber: se o produto é vegano, orgânico, biodegradável, se é produzido no Brasil, se pratica ações sociais e ambientais, etc. No portal, todos podem contribuir com novas informações a respeito de marcas e fornecedores de matéria prima.

Buscar no blog