13 de julho de 2018

Dia do Rock: como o estilo musical influencia a moda até hoje

Por: Verônica Portugal

 

Hoje, comemora-se o dia do rock, esse estilo musical que transcendeu barreiras e influenciou cinema, arte e moda, e foi participante em grandes mudanças sociais. O rock ‘n’ roll enquanto música sofreu mutações ao longo das décadas, que refletem a forma como a sociedade também mudava. Enquanto os anos 60 trouxeram bandas como os Beatles ao estrelato e os anos 70 emergem com os punks, os anos 80 são marcados pelo glam rock, com bandas como Guns ‘n’ Roses, e nos anos 90, o grunge imperava, trazendo o Nirvana à ascensão.

E assim como a musicalidade mudava, os trajes dos grandes artistas também, trajes estes que sempre foram copiados pelos jovens da época, e que até hoje, influenciam o mundo da moda. O glam rock dos anos 80 foi marcado pelo visual exagerado. Os artistas usavam botas com plataformas, muitos acessórios e maquiagem. Foi também uma época em que a androginia fazia sucesso. E se você acompanhou os últimos desfiles de moda ou deu uma olhada nos tapetes vermelhos atuais, deve ter notado que esse visual tem feito muito sucesso. Make carregada, penteados armados, ombreiras e brilhos voltaram a atrair os olhares dos grandes designers e das fashionistas.

 

 

Já os anos 90 deram espaço para uma estética oposta à da década anterior, onde a ideia era parecer não se importar com o que se vestia. Foi a era das camisas oversized, jeans rasgados e botas gastas. Quem diria a Kurt Cobain que seu estilo despretensioso e “largadão” viraria referência na atualidade? A moda dos anos 90 hoje é uma febre, e a cada dia, um novo item da década volta a fazer sucesso. O visual grunge é tão popular hoje, que, só olhando para as fotos das roupas, fica até difícil distinguir de qual década estamos falando!

 

 

Alguns itens do vestuário rocker nunca saem de moda. É o caso das jaquetas de couro, das T-shirts de banda e dos coturnos. Estas são peças sempre procuradas, e que sempre aparecem compondo looks com as mais variadas propostas. Podemos citar também os acessórios com as famosas tachinhas, ou spikes. Quem os utiliza hoje, talvez não saiba como esses itens marcam uma profunda relação entre moda e música! Os itens foram usados por Vivienne Westwood lá nos anos 70, quando ela, junto com seu então marido Malcon McLaren, produtor da banda Sex Pistols, fundaram a loja Sex, que ficaria a ser conhecida como o berço da moda punk.

Olha só a foto da Vivienne, que hoje é uma das mais renomadas estilistas do mundo, ao lado de Malcom nos anos 70. Interessante, né? E aí,você conhecia essa relação da Vivienne com o movimento punk e de outros grandes nomes do rock com a moda? Qual item do “uniforme roqueiro” não falta no seu guarda roupa?

 

Fotos: Pinterest

Buscar no blog