29 de agosto de 2018

MAX Minas Gerais Audiovisual: criação dos figurinos das novelas da TV Globo

Por Jones Araújo

@jonesstorm

 

Um dos maiores eventos de fomento ao setor audiovisual, o Max Minas Gerais Audiovisual, acontece de 29 de agosto a 1 de setembro, nessas datas o Cafofo Chic  também estará em Belo Horizonte, com o objetivo de fazer  uma cobertura voltada para a moda, arte e decoração.

Com a programação voltada em torno do conceito ‘Indústria Audiovisual 360’, a edição deste ano reflete as demandas de um mercado em franco crescimento e promove plataformas da indústria criativa como: games, música, comunicação.

Vários expositores estão presentes no local, para trocar conhecimentos e fazer debates.

 

Três figurinos das novelas atuais da Globo. Imagem: Jones Araújo

 

E falando em audiovisual, as novelas produzidas no Brasil, são cada vez bem mais elaboradas, com a tecnologia de cinema. Mas você já se perguntou como é o processo de criação de um figurino?  Dependendo do personagem, o estudo das roupas que cada um vai usar, leva no mínimo seis meses. Não é nada simples, a costura é coisa de passarela mesmo.

 

Exposição Figurinos. Imagem: Jones Araújo.

 

Abaixo conheça três looks dos principais personagens das novelas: Segundo Sol (novela das 21h) , Orgulho e Paixão (novela das 18h)  e O Tempo Não Para (novela das 19h). Eles estão na Exposição ‘Figurinos’, o público ainda tem a oportunidade de tirar uma foto que ‘simula’ que a pessoa posou ao lado dos personagens.

 

Segundo Sol

O figurino mostra a personalidade extrovertida da personagem Laureta (Adriana Esteves) em ‘Segundo Sol’ , figura famosa na cena de eventos da cidade de Salvador.

 

Com muito brilho e colorido, a peça foi inspirada no movimento ‘Art Pop’. Imagem: Jones Araújo.

 

Com muito brilho e colorido, o vestido tubo, estampado com decote usado pela personagem, foi confeccionado com estampa inspirada na ‘Pop Art’ ,  um movimento artístico que surgiu em meados dos anos 1950, com o objetivo de “abraçar” e desconstruir imagens pertencentes a cultura pop, feita para as grandes multidões. O vestido foi desenvolvido nos Estúdios Globo.

 

Orgulho e Paixão

O figurino da personagem Ema (Agatha Moreira), neta do Barão do Café em ‘Orgulho e Paixão’, é um vestido e bolero feitos de rendas pintados em tons de rosa e lilás.

 

Look Romântico inspirado na ‘Belle Époque’. Imagem: Jones Araújo.

 

Inspirado na  ‘Belle Époque’, o figurino ainda tem um avental sobreposto de veludo, além de tule e rendas bordadas. A produção é confeccionada nos Estúdios Globo.

 

O Tempo Não Para

Para representar a personalidade forte da personagem Marocas (Juliana Paiva) em O Tempo Não Para, os criadores do figurino desenvolveram um vestido com couro e tecidos pintados à mão, com cores fortes.

 

Look feito para uma personagem de personalidade forte. Imagem: Jones Araújo.

 

Ele é composto de: blusa de couro com gola alta, saia em camadas com barra de couro perfurada a laser e pochete de couro na cintura.

 

Imagina produções estilosas com essa pochete? Imagem: Jones Araújo.

 

Buscar no blog