02 de janeiro de 2019

5 dicas para renovar as suas roupas gastando bem pouco (ou nada!)

Por: Verônica Portugal

 

Chegamos ao início de um novo ano, e com ele, vem a vibe de renovação de ciclo que todo mundo adora. É o momento perfeito para tirar planos antigos do papel, começar uma nova atividade ou tomar coragem para um projeto ambicioso. Nessa época, é muito comum que as pessoas tenham o hábito de fazer uma boa faxina, simbolizando o ato de desapegar de tudo aquilo que não funciona mais, não só na casa, como também na vida.

Nesse momento de fins e recomeços, é essencial que o nosso armário acompanhe essas mudanças, né? Pensando nisso, separamos algumas dicas para você renovar as roupas que você já tem no armário de forma bem simples e barata. Sabe aquelas roupas que você comprou ao longo de 2018 e usou muito pouco? E aquela peça antiga que você amava, mas acabou esquecendo de usar? Todas elas podem ter espaço na sua vida em 2019, de um jeito mais criativo e fashionista, e de quebra, você ainda renova o look sem precisar gastar rios de dinheiro!

A primeira dica, e a mais básica de todas, tem a ver com isso: faça uma faxina no seu closet! Separe as roupas em pilhas diferentes: as que não servem mais e vão para doação, as que você usou pouco mas quer usar, as que precisam de um ajuste ou outro. Isso é essencial para identificar peças que você já tem, mas nem lembrava. Quem nunca passou o mês inteiro usando as mesmas peças, apesar de ter um armário cheio de outras roupas? É hora de desenterrar os looks que ficaram esquecidos ao longo de 2018!

 

 

Depois de organizar tudo, vem a segunda dica: aposte no ajuste e na reforma para variar a cara de peças que à primeira vista parecem inúteis. Vale encarar o desafio de customizar sozinha, com propostas mais simples, como transformar uma calça velha num short, ou cortar as mangas e o comprimento de uma T-Shirt e transformá-la num cropped. Em sites como Pinterest e Youtube é possível encontrar diversos tutoriais para iniciantes na arte da customização. Mas também vale super a pena contratar uma profissional para fazer reformas mais elaboradas. As possibilidades são infinitas!

 

 

E se depois de organizar o armário, você percebeu que não gosta da maioria das suas roupas, calma! Antes de bater o desespero, que tal organizar um dia de trocas com as amigas? Essas iniciativas tem se tornado cada vez mais populares, afinal, todo mundo sai ganhando. Além de economizar grana, dá para renovar o armário de um jeito simples e ecologicamente correto, aumentando a vida útil de peças que poderiam ser descartadas.

Caso trocar com as amigas não seja possível, dá para vender suas peças para brechós ou anunciá-las em plataformas online como o Enjoei e o Repassa, gerando uma “graninha” extra! Com esse dinheiro, é possível investir em peças novas. A dica é aproveitar essas plataformas para comprar também, pois dá para encontrar ótimos garimpos a preços mais camaradas.

 

 

Beleza, agora que você organizou o armário, doou o que não servia, ajustou o que tava parado e desapegou do que não curtia mais, a próxima dica é aprender novas formas de utilizar o que você já tem. Pode parecer conversa fiada, mas sempre existem maneiras novas de usar as peças que você já possui no armário. Para quem ainda não tem muita prática nisso, vale a pena buscar inspirações online. Influencers como a Paula Salvador e a Yasmim Fassbinder estão sempre compartilhando dicas para aplicar a mesma peça em inúmeros visuais diferentes. Se joga nas possibilidades!

 

Fotos: Pìnterest

Buscar no blog